sexta-feira, 14 de outubro de 2016

DUAS PALAVRAS



          Na condição de internauta assíduo, penso sobre o ethos que emerge das redes sociais online, especialmente as de relacionamento. Essa predisposição intelectual não exclui a autocrítico, fazendo-me evoluir do solipsimo para a alteridade.

          Solipsismo e alteridade.

          Eis as duas palavras, dois significantes.

          Primeiramente, transcrevo seus significados (de acordo com Houaiss):


solipsismo s.m. 1 FIL doutrina segundo a qual só existem, efetivamente, o eu e suas sensações, sendo os outros entes (seres humanos e objetos), como partícipes da única mente pensante, meras impressões sem existência própria 2 P. EX. vida ou conjunto de hábitos de um indivíduo solitário.

alteridade s.f. 1 natureza ou condição do que é outro, do que é distinto 2 FIL situação, estado ou qualidade que se constitui através de relação de contraste, distinção, diferença.



          O indivíduo solipsista constrói o mundo ao seu redor a partir de suas experiências pessoais, não necessitando do outro para a afirmação do próprio eu. O outro e tudo mais representam o segundo o segundo termo da relação sujeito–objeto, oposição que acaba em conflito entre dois solipsistas. O (auto)isolamento é uma saída para esse tipo de indivíduo, geralmente atenuado com algum bichinho de estimação.

          A alteridade, ao contrário, caracteriza o indivíduo que se coloca no lugar do outro, que o considera como definidor de sua individualidade, “espelho” ontológico da interdependência. O outro também é sujeito, condição mínima para a sociabilidade, para o diálogo (respeitando-se as diferenças). Essa qualidade se aproxima de outras duas, que são fundamentais para um relacionamento humano saudável: empatia e altruísmo.

          Em vista do acima exposto, penso contribuir com meus amigos internautas em dois aspectos: a apresentação elucidativa de solipsismo e alteridade; e a (auto)crítica em relação ao comportamento nas redes sociais, questionando-o sobre uma inclinação solipsista.

Nenhum comentário: