terça-feira, 27 de setembro de 2016

SOCIALISMO OU BARBÁRIE?

Ao fazer 80 anos, Luis Fernando Veríssimo repete um chavão anticapitalista: "socialismo ou barbárie?". Socialista caviar, o escritor faz em Paris seus passeios mais regulares (onde tem um apartamento, frequenta a boa mesa, visita exposições, assiste a concertos).
Depois de Rosa Luxemburgo, ISTVÁN MÉSZÁROS, filósofo húngaro marxista, intitulou um de seus livros de O século XX - Socialismo ou Barbárie?. O autor reúne as mais estapafúrdias teorias conspiratórias contra o "imperialismo" norte-americano, contra o capital, em favor do socialismo.
Fiz várias anotações às margens do livro, quando o li em 2006, todas contrárias às ideias do filósofo.
Alguns absurdos produzidos por István:
"O capital não vai ajudar nem fazer tamanho favor à classe trabalhadora pela simples razão de que é incapaz de fazê-lo";
"O extermínio da humanidade é um elemento inerente ao curso do desenvolvimento destrutivo do capital "...
Catastrofista, István relaciona a destruição a uma possível hecatombe nuclear, não a uma degradação ambiental (por exemplo).
Conclui seu livro em dezembro de 1999 desta forma: "Por isso, o século à nossa frente deverá ser o século do 'socialismo ou barbárie'".
Hoje Zero Hora publicou um artigo de opinião de Denis Lerrer Rosenfield (professor de Filosofia),que baixa a lenha nesse dualismo criado por Rosa Luxemburgo. O articulista pergunta ironicamente se a Alemanha dividida do século XX poderia ser exemplo desse dualismo: a ocidental como bárbara (errada), e a oriental, socialista (correta). Quem tem mais de 40 anos de idade sabe como terminou a separação pelo Muro de Berlim. Os trabalhadores da Ásia e África, com a desculpa de fugir da guerra, querem ir para a Alemanha ultracapitalista.
Por que será?
A esquerda caviar deveria saber a resposta.

Nenhum comentário: