quinta-feira, 14 de julho de 2016

CARTA A UMA NAÇÃO CRISTÃ


"Sam Harris é um autor corajoso, inteligente e lúcido, cujo brilhante ensaio deve ser lido por qualquer pessoa adulta que acredita que a fé religiosa pode resolver os problemas do mundo"
Desmond Morris

"Este livrinho elegante é uma lufada de ar puro, e um maravilhoso arsenal de munição para aqueles que, como eu, não aderem a nenhuma doutrina religiosa"
Roger Penrose

"Uma eletrizante defesa da moralidade, da honestidade e da humanidade do ateísmo. Um texto como esse, escrito com tanta franqueza e paixão e, ao mesmo tempo, com ponderada racionalidade, é um alento para o leitor"
Janna Levin

O Prefácio é de Richard Dawkins. "A nação cristã para quem o livro foi originalmente escrito é, naturalmente, os Estados Unidos... A única superpotência mundial da atualidade está perto de ser dominada por eleitores que acreditam que o universo inteiro começou depois da domesticação do cão... e que serão pessoalmente 'arrebatados' para as alturas celestiais ainda durante seu tempo de vida".

Segundo Harris, "53% dos americanos são, na verdade, criacionistas".

O autor expressa uma ideia que já me ocorrera um dia: se o mundo começar a cair em pedaços, os cristão, genuflectidos, dirão cheios de si que estava escrito. A ideia de Harris: "Se Londres, Sydney ou Nova York de repente virassem uma grande bola de fogo, uma percentagem significativa da população americana veria um lado auspicioso na nuvem em forma de cogumelo que se seguiria. Para essas pessoas, seria o sinal de que a melhor coisa que jamais vai acontecer no mundo está prestes a acontecer: a volta de Jesus Cristo". 

Nenhum comentário: