sexta-feira, 17 de junho de 2016

UMA REFLEXÃO APENAS


Nenhum cientista responde à questão "Por que o mundo existe e não apenas o nada?". A razão principal para não responder é que a ciência não faz esse tipo de pergunta. Os filósofos, até Descartes e Leibniz, respondiam categoricamente com os teólogos: o mundo existe, porque foi criado por Deus". 
Hoje a Filosofia tem a cautela da Ciência.
Excepcionalmente, Heidegger defendeu que a pergunta acima era a mais fundamental de todas as perguntas. Einstein, considerado um dos maiores homens de ciência de todos os tempos, pensava que "o universo era não só eterno mas também imutável de uma forma geral". 
De uma forma particular, o universo se expande, o que infere um princípio - o big bang
Einstein cometeu um equívoco (ao dizer que o universo era eterno)?
E se o big bang não passasse de uma particularidade - dentro de um universo inimaginavelmente maior? A formação de galáxias, como sabemos, não se constituiria num fenômeno padrão, localizado?

O homem sempre se enganou em relação ao mundo, fundamentado nas duas grandes intuições: tempo e espaço. A Terra era o mundo. Vênus era uma estrela. Depois foram descobertos os planetas, medidas as distâncias entre eles e a Terra. O Sistema solar era único até serem descobertas outros sistemas. A Via Láctea era única. As três outras galáxias vistas a olho nu não passavam de nuvens ou aglomerado de estrelas. Depois outras galáxias foram descobertas. Por que o universo que sabemos atualmente existir seria único?

Nenhum comentário: