sábado, 21 de maio de 2016

ALGUNS EXCERTOS


Ontem fui a Santa Maria, até a Gráfica e Editora Pallotti, para apanhar meu novo livro Considerações neoateístas. Capa brilhante, miolo amarelo, sem erro... 
Quanto ao conteúdo, transcrevo alguns excertos abaixo, para que o leitor o conheça:

"O grande salto religioso do homo sapiens foi dado entre o animismo e o politeísmo, entre o endeusamento de coisas e seres naturais e a criação de deuses sobrenaturais" 

"As pessoas creem no que creem, ou creem no que pensam, ou pensam no que creem, porque, com raríssimas exceções, têm um conhecimento escasso do Universo que as cerca no tempo e no espaço. Dessa forma, elas não conseguem pensar no que pensam - um estágio ulterior"

O antropomorfismo, por minimamente que se expresse, prova a vontade, a fé e a razão de elevar o sujeito humano a uma condição extraordinária, ao invés de provar essa condição extraordinária"

"Não tenho mais dúvida de que foi o homem quem criou deus(es) à sua imagem e semelhança, não o contrário (como reza o mito maior). Xenófanes, um dos primeiros filósofos da humanidade, já acusava esse antropomorfismo - dois milênios e meio antes do presente" 

A evolução das espécies, por intermédio da seleção natural, foi umas das maiores descobertas de todos os tempos. O feito de Charles Darwin provocou a mais séria ruptura do paradigma religioso baseado no criacionismo"

"Não haverá iluminismo, como sugeriu Hitchens, enquanto nossos filhos forem iniciados numa organização religiosa qualquer. Na verdade, tal iniciação perpetua o mito, a ilusão, o obscurantismo"

"A violência entre judeus e cristãos, entre judeus e muçulmanos, entre cristãos e muçulmanos, entre cristãos e cristãos, entre muçulmanos e muçulmanos, responsável por derramar muito sangue, advém da belicosidade de Jeová e Alá, como deuses idênticos ou diversos"

"A fé no geocentrismo era inquestionável até o ano de 1543, antes da publicação de Da revolução de esferas celestes (de Nicolau Copérnico), como o é o criacionismo 157 anos depois de A origem das espécies (de Darwin).

"A ciência ainda não formulou uma resposta definitiva sobre a origem da vida na Terra. Independentemente de como tenha surgido o processo de autorreplicação, um dado é inquestionável: organismos unicelulares existem há pelo menos 3,5 bilhões de anos. [...] a vida evoluiu para serres multicelulares. Todas as formas de vida posterior, mais complexas, evoluíram desses seres simples. Inclusive o homem"

"A linha do tempo, com os principais fatos que a pontuam sem uma regularidade absoluta, por si só, bastaria para desmitificar a crença num mundo recente - que orienta mal o senso comum, dominado pela mítica judaico-cristã"

"A pessoa supersticiosa não deve consultar uma cartomante apenas, mas uma outra e, depois desta, uma terceira. As três lhe falarão, em essência, sobre a mesma coisa. Caso contrário, a consultante perceberá que mentem todas. Obviamente, antes de chegar a essa conclusão, sua necessidade é satisfeita com a visita à primeira sortista. No fundo, que mesmo é ser enganada em relação a seu futuro"
(O conselho acima também vale para os leitores de horóscopos, as adeptos da taromancia e de outras formas adivinhatórias.)

Nenhum comentário: