quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONSUMISMO


Nossa sociedade se regala no auge de um modelo de vida caracterizado pelo consumo, que passou a ganhar status de exclusividade na segunda metade do século XX. Ele é tão cativante e açambarcador (de corpos e mentes), que inibe a tendência crítica de tudo submeter ao juízo.
A prática consumista é considerada, por um lado, como a própria felicidade e, por outro, como um mal (da impossibilidade de controlar os desejos, no âmbito da individualidade, à agressão causada ao meio ambiente, no âmbito coletivo).
Eis um paradoxo a desafiar pessoas inteligentes, ainda com coragem para ir de encontro à torrente humana, que toma as ruas e invade as lojas de todas as cidades do país.
*** 
A chave para compreender essa corrida desenfreada e sem sentido é o desejo.
Aquém da necessidade e do poder de compra vem o desejo, a identificar ricos e pobres.
O budismo, em sua filosofia mais interessante, percebeu essa causa de infelicidade, de dor (segundo seu fundador, Sidarta Gautama), dois milênios e meio AP.
O que é o desejo? Mais especificamente, o que é o desejo de consumir?
Não há por que buscar uma resposta na psicanálise, em Krishnamurti, em Baudrillard, em qualquer autoridade sobre o assunto. Basta a experiência pessoal, a realidade.
O desafio não é fácil: abstrair a si mesmo da condição de objeto do desejo, para assumir-se como sujeito, que observa o desejo no momento imediatamente anterior à sua satisfação.
Esse (auto)percebimento é o que basta para o controle do desejo de consumir em si próprio.
***
A época que antecede as festas de Natal e Ano-Novo é uma oportunidade excelente para analisar o desejo de consumir em si próprio e nos outros.
***

O comercial de uma joalheria de nossa cidade beira as raias do absurdo, altamente persuasivo: para demonstrar seu amor, dê uma joia de ouro à pessoa amada.
*** 
O consumismo substituiu a religião cristã, a igreja/templo pelo shopping center, Jesus Cristo pelo Papai Noel, o bem espiritual pelos bens materiais…
*** 
“Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24). O que deus separou, Edir Macedo uniu, por intermédio da doutrina da prosperidade.
*** 
Tudo o que se encontra no alto de uma trajetória (parábola) tende a cair. Com o consumismo não será diferente. A queda não provocaria dor, caso os consumidores compreendessem seu desejo. Infelizmente, antes desse processo de autoconhecimento, a crise econômica obriga a diminuição do consumo. Ela o faz de uma forma dolorosa, cortando na carne e no espírito.    

Nenhum comentário: