quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CASOS DE FÉ (III)

Ninguém fora do Rincão dos Machado conhece meu pai pelo nome de batismo. Todos o chamam de Vatinho (apelido que derivou da corruptela “atinho”, diminutivo de Átilo).
Octogenário, ainda aplica injeção em gente e bicho com uma delicadeza muito requisitada. Outra fama também o acompanha nas últimas décadas: benzedor. Ele aprendera as palavras indecifráveis com que Manuel Maria, antigo morador do Mato da Erva, fazia levantar vaca prestes a servir de repasto aos urubus.
Numa de minhas visitas ao Rincão, a vizinha veio procurá-lo para que benzesse um boi infestado por uma bicheira horrenda. O pai prometeu-lhe o benzimento assim que saísse para o campo. Ela foi embora, e vim para a cidade – como o faço desde os catorze anos.
Marcos Antônio, meu irmão, contou-me mais tarde que a vizinha bateu à porta três dias depois. Ao avistá-la ao longe, o pai levou as mãos à cabeça, inconformado: esquecera-se de benzer o boi abichado.
Ela entrou na casa, despejando palavras de agradecimento ao compadre Vatinho. Segundo seu testemunho, a bicheira caíra num instante, feito um milagre. 

Nenhum comentário: