terça-feira, 27 de outubro de 2015

INABALÁVEL...

MF concorda comigo de que as igrejas (católicas e evangélicas) poderiam abrir suas portas para os fiéis vitimados pelo temporal. Ao encerrar seu comentário, escreve-me que não mais frequenta igreja, mas sua fé continua inabalável. Certamente, fé nos dogmas da igreja (que não frequenta mais), na vida eterna, em deus... 
Noutros tempos, a ênfase dada à palavra "inabalável" bastaria para mexer com meus nervos. Antes de ler o conselho de Richard Dawkins, todavia, já chegara à conclusão que não devo debater com os teístas.
Inabalável... é uma fé que não só acredita sem provas, mas também acredita mesmo com provas contrárias. O criacionista, por exemplo, continua acreditando no mito bíblico ante as provas evolucionistas - que são de uma claridade meridiana.
Ao sair do computador, pensei, pensei. Caso meu interlocutor tomasse conhecimento da história evolutiva em nosso planeta, compreendendo-a verdadeiramente, talvez sua fé sofresse um pequeno abalo.
Não tenho dúvida, poucos entendem Darwin e os pós-darwinistas. Os demais não querem saber de nada, exceto alguns argumentos falaciosos com que ridicularizar a ciência (e suas verdades estabelecidas). 

Nenhum comentário: