sábado, 31 de outubro de 2015

A PERGUNTA

        Católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas e outros religiosos somam 94,7% da população santiaguense acima dos 5 anos de idade – segundo dados do Censo Demográfico de 2010. Os demais, cujo percentual é de 5,3%, são representados pelas pessoas sem religião.
         Todos os religiosos, pelo menos dos católicos aos umbandistas, acreditam na imortalidade da alma/espírito. (A barra desconsidera as diferenças entre os dois termos, irrelevantes para o questionamento que farei mais à frente.) Também não o é a contradição entre ressurreição e reencarnação, que parece não incomodar cristãos e espíritas.
         A partir do pressuposto de que todos os que creem na alma transcendente conheçam o mínimo da história evolutiva do homem, pergunto-lhes em que momento esse mamífero passou a ser dotado animicamente.
Numa sinopse das sinopses, entre 6 e 7 milhões de anos atrás, teve origem o gênero ao qual pertence a espécie do homo sapiens (surgida há tão somente 200 mil anos). Como possíveis elos (achados) da evolução hominídea, outras espécies existiram ao longo de milhões de anos: australopithecus, homo habilis, homo erectus… O neandertal chegou a dividir os mesmos territórios como homo sapiens. Com a descoberta do genoma, hoje se sabe que as sequências de DNA do homem e do chimpanzé são minimamente diferentes.
Em que estágio evolutivo ocorreu o fenômeno da espiritualização humana?
Coincidiu com a pequena variação genética que levou uma espécie a se dividir (entre 6 e 7 milhões de anos Antes do Presente)? Ou foi com o desenvolvimento do bipedalismo (há 4 milhões de anos)? Com a fabricação de instrumentos (há 2 milhões de anos)? Quem sabe ocorreu com a descoberta e domínio do fogo (entre 400 e 500 mil anos AP)? Com a revolução cognitiva (há 70 mil anos)? Com a revolução agrícola (há 10 mil anos)? Provavelmente, tenha coincidido com a criação dos deuses (num tempo ainda mais recente)?
QUANDO?

Nenhum comentário: