sexta-feira, 17 de julho de 2015

CLUBE DE LEITURA

 
O leitor deve se perguntar se eu leio todos os livros que indico neste espaço (já acrescentado à minha biblioteca). Apesar de ter muito tempo para a leitura, falta-me saúde nos olhos. Nos últimos dias, tenho lido com certa dificuldade, o que me força a ir mais uma vez ao oftalmologista. Dos 62 livros que comprei este ano, li apenas uns 15. 
Há um outro motivo que me leva a ler mais devagar: é chegada a hora de produzir. Concordo com Nietzsche, que abominava o leitor ocioso. Todo conhecimento adquirido com a leitura é inútil se não servir de argumento de autoridade para a minha produção de conhecimento. Escrever é uma necessidade para mim, tão urgente quanto trocar de óculos. 
O livro acima ilustrado, O Capital - no século XXI, de Thomas Piketty, ficará descansando na estante. Outros três que se juntam a ele são A essência da Filosofia, de Wilhelm Dilthey, Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin, e Meus filósofos, de Edgar Morin. 
O leitor que tiver o interesse de ler um desses livros (indicados em meu blog), basta me mandar uma mensagem ou me procurar. Já pensei em criar um clube de leitura em Santiago, para o qual disponibilizaria, a princípio, umas mil obras. 
 

Nenhum comentário: