quinta-feira, 4 de junho de 2015

ASTRONOMIA + HISTÓRIA NATURAL



Se em algum planeta de Andrômeda desenvolveu vida mais inteligente (comparada com a Terra), capaz de observar o espaço com telescópios mais potentes que os nossos, neste momento, a 2,5 milhões de anos-luz, o observador dessa galáxia veria criaturas simiescas a construir os primeiros instrumentos manuais (como a machadinha de pedra lascada), responsáveis pela evolução do homem ao estágio atual, capaz de observar o espaço e de ter a ideia aqui expressa. O homo habilis, certamente, não acreditava em alma eterna e tampouco em deus, fantasias recentes do homo sapiens (para encobrir sua condição natural). 

Caso houvesse telescópio tão potente em nosso planeta, quanto o que imaginei para o observador de Andrômeda, veríamos estrelas e planetas de lá com um mínimo de 2,5 milhões de atraso.

Tá ligado?!
(O título desta postagem inclui as duas ciências que mais me fascinam, sem as quais a própria filosofia vira simples devaneio. Ele é coerente com o paradigma da complexidade proposto por Edgar Morin, que faz uma necessária ligação dos saberes.)

Nenhum comentário: