domingo, 21 de junho de 2015

ACADEMIA SANTIAGUENSE DE LETRAS


A ideia de uma academia de Letras em Santiago fora expressa mais de uma vez, de uma maneira informal, sem a necessária mobilização no sentido de transformá-la em realidade.
Tadeu Martins, mudando-se para a nossa cidade, trouxe em sua bagagem (cultural) a mesma ideia de que poderíamos fundar uma academia na Terra dos Poetas. Ele contribuíra para a criação da Academia Santo-Angelense de Letras, em Santo Ângelo, RS.
Uma primeira reunião foi realizada com alguns escritores no Centro Cultural de Santiago, de onde se constituiu a Comissão Pró-Criação da Academia Santiaguense de Letras. Todas as quintas-feiras, 9 horas, essa comissão vem se reunindo, com o objetivo de organizar um encontro de escritores residentes em nosso município, a partir do qual se torne factível uma assembleia para a escolha da Diretoria e Conselho Fiscal.
Os convites para esse primeiro encontro já foram elaborados textualmente, os quais serão entregues após a impressão gráfica.
Em princípio, todos os convidados são potenciais membros fundadores da Academia Santiaguense de Letras (desde que compareçam ao encontro, ou justifique sua falta). A elegibilidade do membro efetivo/ fundador está condicionada a apenas um critério: o escritor deve apresentar em seu currículo a publicação de, no mínimo, um livro. Atualmente, são em torno de 30 autores que já publicaram livro(s) e residem em nosso município.
Uma minuta do estatuto já está pronta para apreciação da primeira Assembleia Geral, que contemplará a possibilidade de ampliar o número de acadêmicos, com o acréscimo de outras categorias de membros, como os correspondentes, por exemplo.
Os objetivos para a nossa Academia de Letras são (entre outros): cooperar para que as obras dos escritores santiaguenses sejam cada vez mais conhecidas no âmbito local, regional, nacional e - por que não? - internacional; estimular e auxiliar a impressão de obras de valor artístico ou científico, que venham a ser produzidas pelos membros da ASL; promover concursos, bem como conferências, simpósios, cursos e congressos; cultuar a memória dos escritores que justificam o epíteto Terra dos Poetas para Santiago.
A efetivação da ideia de uma academia de Letras em nossa cidade depende da voluntariedade e do engajamento (no sentido sartriano) de cada um dos escritores santiaguenses. 

Nenhum comentário: