sábado, 30 de maio de 2015

RELIGIOSOS, ATEUS E A LINHA DO TEMPO

O Escalão Superior determinou que as Organizações Militares realizassem mensalmente, com todo o efetivo disponível, uma reunião ou culto de caráter religioso. A última sexta-feira de cada mês foi escolhida para o evento. No quartel em que servi até 2009, os militares foram divididos em três grandes grupos: católicos, evangélicos e espíritas. Não por intermédio de minha liderança, os ateus começaram a reclamar. Um novo comandante resolveu criar o quarto grupo, em que fossem debatidos assuntos diversos, não religiosos. Como voluntário, fui escalado para falar aos ateus. O tema da minha palestra foi a linha do tempo, quando e o que aconteceu de mais importante na história do nosso planeta. Desde muito, percebi a dificuldade que as pessoas têm de compreender as distâncias de tempo e de espaço, superestimando o tempo presente e o mundo que está em volta. Não demorou, outro comandante, que era evangélico, dissolveu o grupo de ateus, cujos integrantes foram obrigados a participar dos outros três. Mais tarde, houve encontros ecumênicos, com a participação de todos (num mesmo local).
Richard Dawkins, preocupado com o problema de compreensão do tempo na evolução da vida em nosso planeta, elabora uma analogia interessante (em Desvendando o Arco-Íris). Ainda há cristão que acredita (tem fé) que a idade do mundo não ultrapassa dez mil anos.  Dawkins compara a linha do tempo com a envergadura de uma pessoa (comprimento da ponta do dedo médio de uma mão à do dedo médio da outra, estando os braços abertos horizontalmente).

"Abra bem os braços num gesto expansivo para abarcar toda a evolução, desde a sua origem na ponta dos dedos esquerdos até os dias de hoje na ponta dos dedos direitos. Em toda a extensão que passa pela sua linha mediana e segue bem depois do ombro direito, a vida consiste apenas em bactérias. A vida multicelular e invertebrada floresce em algum lugar perto do cotovelo direito. Os dinossauros se originam no meio da sua palma direita, e são extintos perto do nó de seu último dedo (médio). Toda a história do Homo sapiens e do nosso predecessor Homo erectus está contida na espessura de um corte de unha. Quanto à história registrada; quanto aos sumérios, aos babilônios, aos patriarcas judaicos, às dinastias dos faraós, às legiões de Roma, aos padres da Igreja cristã, às leis dos medas e persas que nunca mudam; quaqnto a Troia e aos gregos, a Helena, Aquiles e Agamenon mortos; quanto a Napoleão e Hitler, quanto aos Beatles e a Bill Clinton, eles e todos os demais que os conheceram são soprados juntos com a poeira gerada por um leve raspar de uma lixa de unha". 
(Aos leitores deste blog, como postar o texto acima no Facebook?)

Nenhum comentário: