quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

(METAS)SABEDORIA

Sugiro a todos os meus amigos a leitura de o Mito da Caverna de Platão (é só digitar no Google). Esse mito é apresentado em forma dialética no Livro VII de A República: "Sócrates - Agora imagina a maneira como segue o estado da nossa natureza relativamente à instrução e à ignorância". 
O mito diz respeito à passagem da ignorância para o saber. 
Não há outra página de toda a história da Filosofia que nos passe maior sabedoria, ou melhor, metassabedoria.



O educador ideal é aquele que retorna à "caverna" para libertar seus antigos companheiros, trazendo-lhes a boa nova que existe lá fora, sob a luz do Sol. Noutras palavras, ele necessita libertar-se do velho paradigma, que o prende a um tempo anterior ao domínio das luzes, da razão. 
Um educador (pai ou professor) cristão, por exemplo, não consegue compreender verdadeiramente ou aceitar efetivamente o evolucionismo. O ensino da biologia, da evolução da vida, é indispensável para a mudança de paradigma. 
Não apenas a História Natural (com ênfase na genética), mas a Astronomia, a Psicologia e, principalmente, a Filosofia são estudos que propiciam ao indivíduo a transição difícil (e, em muitos aspectos, dolorosa) para uma educação completa, para um novo paradigma.

Nenhum comentário: