sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PALAVRAS DE FOGO


Eis a capa do meu próximo livro, Palavras de fogo, que será lançado na 16ª Feira do Livro de Santiago, dia 7 de novembro de 2014, às 20h30min. Desde já o leitor deste blog está convidado a visitar a nossa feira, que mais uma vez ocorrerá na Estação do Conhecimento. 
O livro é a consolidação dos melhores textos que produzi em mil dias, desde O fogo das palavras. O trocadilho dos títulos se justifica pela significação da metáfora ígnea, o fogo: brilho, inspiração criadora e paixão (no sentido laico do termo). O brilho pode ser visto no estilo (que estou descobrindo agora); a inspiração criadora equivale ao insight, ideia que se textualiza com beleza e originalidade; e paixão, denominada por Nietzsche de "instinto de conhecimento", pode ser contemplada no discurso.
Cada uma das cinco partes é identificada com o número ordinal correspondente e traz (como epígrafe) um excerto, que identifica a temática principal do capítulo: educação, filosofia, ecologia, leitura e trânsito. 
Claro que disserto sobre outros assuntos: agressividade, arte, astronomia, consumismo, economia, evolucionismo, justiça, política, relacionamento, televisão... Esse ecletismo, todavia, não corresponde a um excesso de cultura. Absolutamente. Em algumas áreas do conhecimento, sou apenas um principiante, entusiasmado com seus fundamentos gerais. 
Em relação à Astronomia, por exemplo, lamento a falta de instrumento óptico e de uma melhor compreensão da Matemática e da Física. Em síntese, escrevo sobre as estrelas, porque leio sobre elas - e leio sobre elas, porque gosto de contemplá-las (desde minha infância). Vistas da Terra, são centelhas instáveis de um fogo maior que constrói e desconstrói o Universo. 


Nenhum comentário: