quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A ILHA DO CONHECIMENTO


A partir de uma pequena reportagem da VEJA, fui atrás do último livro de Marcelo Gleiser, A ilha do conhecimento
Certamente, coloco-me entre os maiores fãs desse carioca, professor de Filosofia Natural e de Física e Astronomia no Dartmouth College. À exceção da Física (sempre fui um péssimo aluno em Matemática), as outras duas disciplinas ensinadas por Gleiser estão entre as áreas do conhecimento que mais gosto.
Sobre esse livro, transcrevo um excerto da orelha:
"Em A ilha do conhecimento, o físico Marcelo Gleiser traça nossa busca por respostas a questões fundamentais da existência. E chega a uma conclusão provocativa: a ciência, principal ferramenta que temos para encontrar respostas, é fundamentalmente limitada. A essência da realidade é incognoscível".
Gleiser é excessivamente autocrítico. Sempre é cedo demais para concluir que a "realidade é incognoscível". Muito da realidade incognoscível para filósofos e cientistas de um passado distante hoje é conhecido. 
O conhecimento é uma ilha, que aumenta de tamanho continuamente. O contraponto de Gleiser é de que esse aumento é acompanhado pelo aumento do que há para conhecer em volta. Na Astronomia, por exemplo, o aumento do alcance dos instrumentos ópticos é mais ou menos anulado pela expansão acelerada do Universo.
Outros livros de Gleiser que recomendo: A dança do Universo, O fim da Terra e do Céu e Criação imperfeita

Nenhum comentário: