quinta-feira, 24 de abril de 2014

"MUNDO PARALELO"

POR QUE estou aqui, neste exato tempo e lugar? Por que sou exatamente assim, vivendo esta possibilidade dentre muitas outras? 
Certamente, qualquer imprevisto no passado (um gesto, uma palavra, um acontecimento mínimo etc.) e eu seria diferente, dividindo com outras pessoas o espaço - à mercê de um outro tempo. 
Por que optei pela alternativa que me trouxe até aqui, quando outras mais também se me afiguravam factíveis, coerentes? Aquele caminho quase enveredado não me levaria a conhecer outra realidade?
Não raras vezes, pressinto a proximidade desse "mundo paralelo".
Por mais perturbador que possam ser tais questionamentos, todavia, logo chego à conclusão de que não posso voltar atrás e tampouco transformar a realidade presente. Está além do meu domínio.
O mundo continua seu movimento.
Acima da liberdade que me é dada, de fato ou ilusoriamente, coloca-se a responsabilidade de me encontrar aqui, neste exato tempo e lugar - e de ser assim exatamente.

(Texto produzido nos anos oitenta.)

Nenhum comentário: