terça-feira, 2 de julho de 2013

DEUS BOM <> HOMEM BOM


A definição de antropomorfismo é clara como a luz solar ao meio-dia: “crença ou doutrina que atribui a Deus ou a deuses forma(s) ou atributo(s) humano(s)”. Todos os deuses foram ou são a imagem dos homens. Os judeus, inteligentemente, inverteram a ordem: Deus criou os homens à sua imagem e semelhança. Essa crença condiciona a civilização ocidental nos últimos dois milênios, por isso a impressão dos ocidentais é de que o deus judaico-cristão é único e verdadeiro. Muitos outros deuses foram e são desmistificados a cada avanço da filosofia e da ciência. O que se pode dizer do homem (judaico-cristão) pela caracterização discursiva de seu deus? O homem é bom. Deus, infinitamente bom, existe para justificar a bondade humana. O próprio termo “humano” passou a significar bondoso. Quando uma ação má contradiz o autoendeusamento do homem, imediatamente diz-se que é influência demoníaca, loucura, doença ou fruto de uma escolha equivocada. Como o mal, não raro, confunde-se com o ser do homem, introduz-se a ideia do livre-arbítrio. Por intermédio dessa falácia, continuaria preservada a imagem divina no homem. A despeito de sua natureza benigna, ele acaba fazendo escolhas erradas, pelas quais iria responder no dia do juízo. Engraçado é que essas escolhas erradas não comprometem a natureza, que continuaria preservada em sua essência. Todo mal seria perdoado ante o arrependimento derradeiro de quem o pratica ao longo de sua vida. Um fato atual, as manifestações de rua em nosso país. Os governantes, a mídia e o senso comum são unânimes em distinguir os manifestantes autênticos dos baderneiros (ou vice-versa). Os últimos não pertenceriam à sociedade, que os tomam como bárbaros. O vandalismo, o furto, o roubo, o assassinato, tudo o que acontece de ruim é tido como algo à parte, não resultante da natureza humana, idealizada pela mitologia judaico-cristã. O homem é bom, porque foi criado por um deus infinitamente bom.

Um comentário:

OAtalaia disse...

1 - A Palavra (logos) de Deus não fala que o homem é bom, pelo contrário, o Salvador disse que somente Deus é bom!
2 - Não existe crença judaico-cristã, mas sim um propósito do Deus Criador que a partir de Abraão criou um povo e através dele (Jesus, judeu) espalhou a salvação para toda a terra. Este designo não teve início a apenas 2000 anos mas é Eterno, pois nasceu na sabedoria de Deus antes da fundação do mundo.
3 - E, resumindo, diga-se de lembrança, que a Palavra de Deus, a mesma que profetizou a destruição e o ressurgimento da nação de Israel 600 a.C. (para quem quiser ler: Ezequiel 37) também anuncia, declara, determina, que: "TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA - TODA - LINGUA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR!

Que o Senhor Criador tenha misericórdia de homens que julgam-se sábios a seus próprios olhos e conceda um quebrantamento de coração nesse próximo.
Caro autor, tenha muito cuidado com o que diz o livro de Romanos Cap 1.

Vou orar por você!