quinta-feira, 13 de junho de 2013

COLETÂNEA DE POESIA GAÚCHA

Hoje pela manhã, fui à Assembleia Legistativa para conseguir um exemplar da recente Coletânea de poesia gaúcha contemporânea. Havia um panelaço em frente ao Piratini, uma rotina segundo dizem os porto-alegrenses. A moça que me atendeu na recepção da AL não conseguia encontrar o número de registro da minha identidade. Disse-lhe que olhasse do outro lado, ao lado da foto. Em compensação, a atendente da biblioteca foi prestativa, passando às mãos um exemplar da coletânea.
O lançamento ocorreu no dia 4 de junho, no teatro Dante Barone da AL. A obra apresenta a produção de autores consagrados e daqueles que se destacaram nos últimos anos, num total de 91 poetas. Entre os consagrados, destaco Armindo Trevisan,  Carlos Nejar, César Pereira, Fabrício Carpinejar, Jaime Vaz Brasil, José Eduardo Degrazia, Luiz Coronel, Luiz de Miranda, Nei Duclós e Oracy Dornelles. A esse time pertence meu amigo Haroldo Ferreira, que foi excluído pelo organizador da antologia, Dilan Camargo (que se incluiu obviamente).
Dos autores que se destacaram nos últimos anos, há poemas que quase não se distinguem de uma "lista de supermercado" (palavras do Haroldo que faço minhas). Outros poetas novos não aparecem na coletânea, alguns bem melhores que os escolhidos. 

Nenhum comentário: