domingo, 26 de maio de 2013

A CAUSA DA MISOLOGIA

No diálogo Fédon, Platão procura um motivo para as pessoas se tornarem misólogas, que odeiam a razão. O filósofo atribui aos raciocínios equivocados, que levariam a juízos equivocados. 
Vinte e quatro séculos nos separam de Platão. Penso (sempre preferível a acho) que o significado inicial do termo não era exatamente ódio, talvez aversão, um sentimento menos intenso. Mesmo radical grego (miséo, com um traço sobre o "o") para o vocábulo misantropia, ódio à humanidade. Esse significado também é forte demais.
Hoje Platão encontraria uma outra causa para o despeito que muitas pessoas, principalmente as religiosas (as fundamentalistas principalmente) expressam pela razão, pelo racional. Não é porque algum raciocínio, manifestação basilar da razão, verificou-se errado. Ele justificaria o despeito dessas pessoas à possibilidade da razão desconstruir suas crenças.
As pessoas, principalmente as religiosas, usam a razão para racionalizarem sua fé, nunca para desmistificá-la. Racionalização é um dos conceitos mais conhecidos da Psicanálise. 
Hoje Platão veria o quanto sua filosofia contribuiu para a idealização do cristianismo. 

Nenhum comentário: