quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VENTO FRIO E RECOMENDAÇÕES PARA 2013

Para quem gosta do inverno, este friozinho em pleno verão é um presente da Natureza (que tanto nos presenteia, sem intenção naturalmente). Como me incluo entre os primeiros da lista, saio à rua de mangas curtas para melhor sentir o vento. 

Recebi um e-mail com algumas recomendações para manter a saúde em 2013:
1. Beba mais água (nunca bebi tanta água quanto em 2012, uma vez que diminui as crises de gota);
2. Coma mais o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas (nunca comi tanta verdura quanto em 2012, tentando diminuir o ácido úrico);
3. Viva com os 3Es: Energia, Entusiasmo e Empatia (energia, depois dos 50, diminui consideravelmente; entusiasmo, idem; empatia, ao contrário, desenvolvo-a em seu mais alto grau);
4. Arranje tempo para orar (para quem? A Natureza não tem ouvidos);
5. Jogue mais jogos (nunca joguei tanto xadrez online quanto em 2012);
6. Leia mais livros do que leu em 2012 (será difícil cumprir essa meta, bati todos os meus recordes em 2012);
7. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia (boa recomendação! Sou contemplativo, amo o silêncio);
8. Durma 8 horas por dia (essa nunca cumprirei);
9. Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia e enquanto caminha sorria (não tenho automóvel, enquanto caminho, contemplo, penso e cumprimento as pessoas). 
Das recomendações acima, destaco a de número 6: Leia mais livros do que leu em 2012. A leitura faz bem para a saúde do intelecto, do espírito, quase metafísica. Para o principal órgão dos nossos sentidos, a visão, a prática é desgastante. Outra coisa, calculo que o autor dessa recomendação não tenha lido em 2012. Falar bem da leitura é moda hoje em dia, mas o que se vê amiúde são não leitores.

Nenhum comentário: