domingo, 20 de janeiro de 2013

COMBATE LEAL

A postagem abaixo motivou um comentário interessante, de alguém que não se identificou (por isso não o publiquei). Pelo conteúdo, subentende-se de autoria de uma pessoa evangélica. Ela sugere que se substitua a palavra "pastor" pela palavra "papa", talvez pensando em meu possível catolicismo. Uma vez fui católico, na primeira fase de minha vida (idade média pessoal). A evolução por que passei (e passo) me conduz ao ateísmo. O fato de me reconhecer ateu causa certo furor, principalmente aos evangélicos fundamentalistas. Mas o ateísmo, em si, não lhes provoca tanto a ira quanto a dicotomia criada pela Reforma e que resultou em séculos de derramamento de sangue numa Europa cristã. Os católicos, com o apoio de reis, passaram ao fio da espada muitos protestantes. Hoje são os protestantes que contra-atacam com a palavra, condenando as contradições católicas, entre as quais a maior delas, o próprio Vaticano. A disputa da atualidade não é pela fé, graças ao que os ateus foram esquecidos dos discursos incriminatórios e salvos das fogueiras inquisitoriais, mas é pelo dinheiro (facilmente arrecadável pela fé). A Igreja Católica já enriqueceu, agora é a vez de milhares de outras igrejas perseguirem o mesmo caminho. 
No dia 5 de outubro de 2012, postei sobre o livro O papa é culpado?, de Geoffrey Robertson. Ali transcrevi um parágrafo dessa obra acusadora. Para a tranquilidade do meu comentarista, não sou um Paulo de Tarso antes da conversão ao cristianismo (criado por ele). Não combato discursivamente os cristãos (penso que os islâmicos mereceriam muito mais), mas as suas contradições, seus preconceitos, suas hipocrisias.    

Nenhum comentário: