quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CAUSA DOS TREMORES NA VILA ITU

Há alguns dias, venho pensando nas mais diversas causas que explicariam os tremores na Vila Itu. Ao ler a opinião de Fábio Brum Prestes sobre o assunto (publicada no Nova Pauta), resolvi não mais adiar esta postagem. 
Mais que conhecimento dedutivo, muita imaginação é necessária para criar um leque de possibilidades, da mais a menos plausível. Num extremo do leque, é possível colocar a não ocorrência dos tremores, a despeito dos testemunhos. Tratar-se-ia de um tipo de paranoia coletiva? Menos factível que os túneis jesuíticos sugeridos pelo Fábio. 
Na hipótese dos tremores serem de natureza geológica, origem descartada pela inteligência acadêmica da URI, por que tal ocorre apenas sob a Vila Itu? Algum vazio se formou a pouca profundidade, em torno de uma poderosa vertente, por exemplo? A pouca profundidade explicaria por que os tremores só são sentidos na vila. O epicentro da vibração poderia se localizar, mais exatamente, sob uma rua em que trafega veículos pesados. 
Ao invés da vertente, por que não a escavação de um poço clandestino com pequenas e controladas explosões? Por que não pequenas e controladas explosões para outras finalidades.
Outras causas subterrâneas são possíveis, apesar de se distanciarem da dedução racional, aproximando-se da ficção fantástica, do sonho ou da fantasmagoria. 

Nenhum comentário: