domingo, 16 de dezembro de 2012

O QUE É CULTURA?

Sexta-feira, no mesmo momento em que chegava o Papai Noel a Santiago, eu falava para poucas pessoas no Centro Cultural sobre Cultura: evolução conceitual
O primeiro slide que apresentei foi do filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, em que aparece um ancestral do homem com um osso na mão, batendo contra o esqueleto de um animal a seus pés. Esse indivíduo, há 4 milhões de anos, teve um dos insigths fundador da espécie humana. O osso poderia ser usado como arma contra o bando rival. A machadinha de pedra lascada demoraria 2 milhões para ser inventada.
A ideia de transformar um osso em arma demarca a fronteira entre o que natural e o que é artifício no homem. 
Antes de expor sobre os diversos conceitos de cultura (os antropólogos Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram 167 definições diferentes), relacionei cultura com artifício.
O termo cultura, do latim colere, que significa cultivar, criar, cuidar, surgiu no final do século XI e estava relacionado ao cultivo da natureza, dando origem à palavra agricultura
No Renascimento, século XVI, o termo cultura passou a ser empregada no sentido figurado de cultivo do espírito, do intelecto. 
No século XVIII, os iluministas relacionaram cultura do espírito às artes, ciências e letras.
Nos séculos XIX e XX, com o desenvolvimento das Ciências Sociais, em especial a Antropologia, surge um novo conceito de cultura, formulado por Edward Burnett Tylor:
"Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, as artes, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Em Santiago, não diferente do país em que nosso município se situa, o conceito de cultura está restrito à produção artística, sobretudo a literatura, a pintura, a dança, o teatro... Tão restrito que o diferenciamos de educação, de leonismo (como informa um banner no auditório do Centro Cultural: leonismo e cultura), de tudo mais que se pensa, se crê, se porta, se veste, se diverte, se faz. Educação é cultura por excelência, leonismo é cultura.
Papai Noel é cultura. 
O Júlio Prates já havia manifestado sua inconformidade em relação a esse atraso (de aproximadamente três séculos). Os santiaguenses não temos culpa, uma vez que repetimos o atraso cultural do país. 

Nenhum comentário: