domingo, 2 de setembro de 2012

CONTRAPONTOS DE PONDÉ

"A sensibilidade democrática odeia esta verdade: os homens não são iguais, e os poucos melhores sempre carregaram a humanidade nas costas.
"Movido pela ideia rousseauniana de que o mais fraco politicamente é por definição melhor moralmente, o exército do politicamente correto se transformou numa grande horda de violência na esfera intelectual nas últimas décadas...
"Uma das maiores besteiras em educação é dizer que todos os alunos são iguais em capacidade de produzir e receber conhecimento.
"Uma das qualidades supremas de Ayn Rand (autora de A Revolta de Atlas) é ter percebido ainda em meados do século 20 que o mundo se preparava para desvalorizar aqueles mesmos graças aos quais os outros vivem, sob o papinho da 'justiça social'.
"O povo é sempre opressor. Quando aparece politicamente, é para quebrar coisas. O povo adere fácil e descaradamente (como aderiu nos séculos 19 e 20) a toda forma de totalitarismo.
"A afirmação de que todos os homens são iguais (quando a igualdade deve ser apenas perante um tribunal) leva as pessoas mais idiotas a assumir que são capazes de opinar sobre tudo.
"Talvez a pior coisa da democracia seja o fato de que ela deu aos idiotas a consciência de seu poder numérico, como dizia o sábio Nelson Rodrigues.
"Está na moda dizer que o 'outro' é lindo. Mentira. Quando o 'outro' não cria problema, não há nenhum valor ético supremo em tolerá-lo. E, quando cria, quase sempre ninguém tolera."
(Do livro Guia politicamente incorreto da Filosofia, de Luiz Felipe Pondé.)

2 comentários:

Unknown disse...

Acho Pondé um ótimo escritor, tenho lido seu livro (Ensaio de ironia) e tenho ficado acada vez mais encantado com suas ideias, Pondé no momento para mim se tornou um formador de opiniões, seu livro me fez mudar meu modo de pensar sobre certas questões filosóficas e sociais, muito obrigado

Unknown disse...

Acho Pondé um ótimo escritor, tenho lido seu livro (Ensaio de ironia) e tenho ficado acada vez mais encantado com suas ideias, Pondé no momento para mim se tornou um formador de opiniões, seu livro me fez mudar meu modo de pensar sobre certas questões filosóficas e sociais, muito obrigado