sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FILOSOFIA

Dos livros encaixotados, fui buscar A História da Filosofia, de Will Durant, de onde extraio o seguinte excerto da Introdução:
"A ciência parece estar sempre avançando, enquanto a filosofia parece estar sempre perdendo terreno. No entanto, isso só se deve ao fato de a filosofia aceitar a árdua e perigosa tarefa de lidar com problemas ainda não abertos aos métodos da ciência - problemas como o do bem e do mal, da beleza e da feiura, da ordem e da liberdade, da vida e da morte; tão logo um campo de investigação gera conhecimento suscetível de uma formulação exata, é chamado de ciência. Toda ciência começa como filosofia e acaba como arte; surge na hipótese e flui para a realização. Filosofia é uma interpretação hipotética do desconhecido (como na metafísica) ou do conhecido de forma inexata (como na ética ou na filosofia política); é a trincheira adiantada no cerco à verdade. Ciência é o território capturado".
Segundo Durant, a Filosofia (grafo com maiúscula) abrange cinco campos de estudo e discurso: a lógica, a estética, a ética, a política e a metafísica. Desses campos, a ética é que mais me interessa.

Nenhum comentário: