quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AZEITE DE OLIVA

DEZ ITENS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS 
NA HORA DE ESCOLHER O AZEITE DE OLIVA
1 - Preste atenção à data de fabricação. Diferente dos vinhos, quanto mais novo melhor é o azeite.
2 - Confira a data de validade. O limite de validade de um azeite fechado é de até dois anos.
3 - Observe o tipo de embalagem. Os recipientes mais indicados são de aço inoxidável, vidros escuros e esverdeados.
4 - A cor do azeite não interfere na qualidade. A cor depende do tipo de azeitona usada, podendo ser verde-musgo, verde-folha, verde-oliva, amarelo-ouro e amarelo-palha.
5 - Entenda o que significa o percentual de acidez. Baixa acidez indica árvore e azeitona bem tratadas, com processos de colheita e produção cuidadosos.
6 - Saiba o que deve ter no rótulo. Prefira os azeites que tragam no rótulo: - tipo de extração (a frio, por exemplo); - origem do produto (se o azeite foi feito com azeitonas recolhidas e processadas no mesmo local).
7 - Procure conhecer a marca do produto. O risco de adulteração é menor para azeites originários do Mediterrâneo, por exemplo.
8 - Avalie as condições de armazenamento do produto na loja. Fatores que provocam alterações de suas características: luz, temperatura, oxigênio e umidade. Verifique se o azeite está protegido desses fatores.
9 - Preço também é indicativo de qualidade. Um azeite de qualidade não é barato.
10 - Como usar? As virtudes nutritivas, digestivas e gustativas do azeite extra-virgem são melhor aproveitadas quando esse produto é consumido cru. Já o azeite virgem pode ser usado para todo tipo de cocção, como qualquer óleo. A sua temperatura crítica ou ponto de fumaça - que é quando o óleo começa a produzir compostos tóxicos - é de 210º a 220ºC.
(Li num site e achei interessante repassar aos leitores.)

Nenhum comentário: