sexta-feira, 13 de julho de 2012

CHICO DE OLIVEIRA

O que dizer dos sociólogos brasileiros?
Há pouco, vi no YouTube o vídeo de Chico de Oliveira, produzido pela TV Cultura em seu programa Roda Viva. Assim como apontou sem problema o nome de dois de seus torturadores na época dos governos militares (que não eram militares, mas delegados), falou sobre o ex-presidente Lula. Para o professor da Universidade de São Paulo (obviamente, de esquerda), "Lula não tem caráter".  
Não há mais interessante expressão da verdade do que a proferida por alguém que, tendo participado de uma seita ou de um partido político, revolta-se contra as instituições que ajudou a fundar. Graças aos fugitivos, descontentes, revolucionários..., entre os quais pode ser colocada Katie Holmes, ex-mulher de Tom Cruise, ficamos sabendo o que há de pior na organização a que pertenciam como membro. Achei fantástico o livro A falência do PT, de Luciana Genro e Roberto Robaina. Agora, essa entrevista no Roda Viva com Chico de Oliveira, que foi fundador do PT. 
O vídeo é longo, de uma hora e meia aproximadamente. Lavei a alma, assistindo-o. Aos meus amigos petistas, informo-lhe que não foi a VEJA, acusada de liderar o PIG, a responsável por esse momento. A propósito, não havia representante dessa revista no Roda Viva. 
Chico de Oliveira titubeou, quando foi questionado sobre o presente e o futuro (para confirmar a tese da minha postagem abaixo), mas disse algumas verdades mais ou menos nestas palavras:
"Não há 'nova classe média' no Brasil, mas o extrato da classe mais pobre que teve um acréscimo de renda", concordando com seu contrário André Singer;
"Os intelectuais estudavam Marx e não conheciam o Brasil";
"A construção dos benefícios sociais vêm desde os tempos de Sarney";
"A imprensa ainda não descobriu o Lula";
"Dilma Rousseff tem enorme dificuldade para governar, porque Lula não deixa", a demissão de tantos ministros prova-o a priori.

Nenhum comentário: