domingo, 20 de maio de 2012

SEXUALIDADE HUMANA

Diferentemente de todas as fêmeas primatas, a mulher oculta seu período de ovulação, fato antropológico que a ciência ainda não encontrou uma explicação. Segundo Jared Diamond (O terceiro chimpanzé), há seis teorias que cercam o estudo: 
1) a ovulação oculta surgiu para melhorar a cooperação e reduzir a agressividade entre os caçadores-coletores (homens do paleolítico). Como os homens das cavernas poderiam organizar o trabalho em equipe necessário para matar um mamute depois de passar a manhã brigando pelos favores públicos de uma mulher das cavernas no estro? Os homens civilizados apresentariam problemas semelhantes de cooperação e produção (caso se somasse à ovulação evidente a copulação ostensiva); 2) a ovulação oculta cimenta os laços entre um homem e uma mulher (ela aparenta estar sempre receptiva); 3) as fêmeas humanas podem ter desenvolvido um estado de estro constante para garantir o suprimento frequente de alimento dos caçadores-coletores; 4) elas ocultam a ovulação para forçar os homens a manterem um laço matrimonial permanente; 5) as mulheres desenvolveram a ovulação oculta para manipular os homens, confundindo-os na questão da paternidade. Uma mulher que favorece muitos homens os convocaria para ajudar a alimentar (ou, pelo menos, não matar - como acontece com frequência entre babuínos, gorilas e chimpanzés) o seu filho, uma vez que vários poderiam supor ser o pai da criança; 6) para evitar a dor do parto, as mulheres podem ter optado ocultar o período fértil. 
As teorias acima variam do extremo machismo ao feminismo extremo, a despeito de serem elaboradas por biólogos(as) de primeira grandeza, como Donald Symons, Richard Alexander, Katherine Noonan, Sarah Hrdy, Nancy Burley, entre outros(as). 

Nenhum comentário: