domingo, 6 de maio de 2012

CARANCHO NA ÁREA


Nossa blogosfera conta com a presença indesejável de um tal de Carancho. Ele rondava o hipertexto há muito (a julgar pelas apreciações que faz inclusive sobre mim), até que o blogueiro Tide Lima lhe desse o braço. 
Leio no Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, de Zeno e Rui Cardoso Nunes, sobre o carancho: "Ave de rapina muito comum nos campos do Rio Grande do Sul. // Pessoa que vai a festas e divertimentos sem ter sido convidada". Bastam esses dois significados, o referencial e o metafórico, para justificar o termo "indesejável", expresso no tema acima.
Lembro-me de que, lá no Rincão dos Machado, o caracará voejava de vez em quando, a procurar carniça ou algum pinto afastado do terreiro. O pai nunca teve uma espingarda, mas os vizinhos não titubeavam em desferir tiro certeiro nesse predador em pleno voo.
No caso do carancho superestimado pelo grande livreiro da nossa feira, penso que não fará presa por aqui. Fanfarrão, maledicente, covarde. Seu discurso fede. 
Espero que o Tide, responsável por essa aparição indesejável (mais uma vez), considere a presente postagem como direito de resposta e a repercuta em seu blog.     

Um comentário:

Anônimo disse...

o tide lima fede junto, pois infestaram a ética da blogosfera local que tem um acordo de honra de não divulgar e nem incentivar o anonimato.

parabéns pela lucidez e discernimento.

Marino Machado Marques