quarta-feira, 4 de abril de 2012

LITERATURA

Uma das matérias da revista Literatura, nº 41, com oito páginas, refere-se ao romance Onde Andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu. Lígia Savio, professora de Literatura da UFRGS, disserta:
"Buscando dados sobre a gênese de Onde Andará Dulce Veiga?, chegamos ao cinema, grande paixão do autor. O filme A Ilha instiga-o a escrever uma crônica sobre uma das atrizes (Onde Andará Lirys Castellani?), desaparecida após as filmagens. Surgiu, então, um primeiro roteiro cinematográfico, escrito com o cineasta Guilherme de Almeida Prado. A personagem Dulce Veiga nasce, entre outras coisas, da admiração de Caio por Odete Lara, que interpretara uma cantora com esse nome em A Estrela Sobe, filme de Bruno Barreto, baseado na obra homônima de Marques Rebelo. Odete aparece em uma cena cantando 'Nada Além', antigo sucesso de Orlando Silva, canção que no romance de Caio desempenhará o papel de um verdadeiro fio de Ariadne. Outro dado que sensibilizou o autor: a própria Odete, no final da década de 60, abandonou uma sólida carreira de atriz para dedicar-se à vida espiritual. A intenção primeira era fazer um noir tropical, um filme policial com alguns ingredientes especiais. Guilherme de Almeida Prado, porém, envolveu-se com outro roteiro, e Caio levou adiante a ideia, transformando-a num livro". 
Numa próxima postagem, transcreverei outros excertos da matéria (que analisa o romance sob uma perspectiva da crítica do imaginário). 
Esta é a terceira postagem que faço sobre Onde Andará Dulce Veiga?. A primeira foi em 18 de junho de 2011, e a segunda, dia 21 de junho de 2011 (que pode ser lida a partir do link abaixo)
http://froilamoliveira.blogspot.com.br/2011/06/fim-do-romance.html

Nenhum comentário: