domingo, 22 de abril de 2012

LIÇÕES DE HISTÓRIA


Antes de explicar a ilustração acima (algo que o leitor não encontra no hipertexto), transcrevo outro dado do livro Armas, germes e aço, de Jared Diamond: "Até o fim da última Era Glacial, cerca de 11.000 anos antes de Cristo (prefiro dizer há 13.000 anos), TODOS OS POVOS DE TODOS OS CONTINENTES ERAM CAÇADORES-COLETORES DE ALIMENTOS". 
Para responder sobre as desigualdades verificadas entre os povos no mundo moderno, Diamond começa a analisar as áreas do planeta onde a produção de alimentos surgiu de forma independente. A produção de alimentos, primeira definição para o termo cultura, diz respeito à domesticação de plantas e de animais. As áreas marcadas no planisfério acima representam os centros em que ocorreram tal domesticação. A interrogação indica certa dúvida: se a produção sofreu ou não influências externas. 
As áreas de produção independente foram estas: Crescente Fértil, China, Mesoamérica, os Andes e o leste dos Estados Unidos. Trigo, ervilha e azeitona, por exemplo, foram domesticados há 10.500 anos, no Crescente Fértil. 
Embora o mundo narrado e descrito pela Bíblia não tenha dez mil anos, Caim e Abel são metáforas dos primeiros agricultores e pastores mais antigos da história humana. (Isso não está no livro de Diamond.)

Nenhum comentário: