domingo, 11 de março de 2012

"NÃO MATARÁS"?

Para Michel Onfray, o quinto mandamento da lei mosaica, "Não Matarás!", é o mais importante, suficiente para definir uma ética, "todo um programa que exclui a guerra, a violência, os exércitos, a pena de morte, os combates, as Cruzadas, a Inquisição, o colonialismo, a bomba atômica, o assassínio,coisas estas, no entanto, que os defensores da Bíblia praticam durante séculos, sem constrangimento". 
Onfray não cita o capítulo XXI, de Êxodo, subsequente ao da apresentação da "tábua". O próprio deus Jeová, ainda falando a Moisés, lista vários delitos que devem ser punidos com a morte. 
A tese do filósofo é simples: "Em nome de Deus, a História testemunha, os três monoteísmos (judaísmo, cristianismo e islamismo) fazem correr rios de sangue durante séculos".
Para ilustrar essa verdade, cito um capítulo da História, que narra o início do grande massacre dos incas, levado a termo pelos homens de Francisco Pizarro:
"O governador Pizarro enviou então frei Vicente de Valverde para falar com Ataualpa e pedir que, em nome de Deus e do rei de Espanha, ele se submetesse à lei de nosso Senhor Jesus Cristo e ao serviço de Sua Majestade. Avançando com a cruz em uma das mãos e a Bíblia na outra, por entre as tropas indígenas, até o local onde estava Ataualpa, o frei então falou: 'Sou um sacerdote de Deus e ensino aos cristãos as coisas de Deus e, da mesma forma, venho para ensinar a vocês. O que ensino é o que Deus nos diz neste livro. Portanto, da parte de Deus e dos cristãos, eu lhe imploro que seja seu amigo, porque este é o desejo de Deus, e para o seu bem'. Ataualpa pediu o livro, que queria ver, e o frei o entregou fechado. Ataualpa não sabia como abri-lo e o frei estava estendendo a mão para fazê-lo quando Ataualpa, com muita raiva, deu-lhe um golpe no braço, sem querer que fosse aberto. Então ele mesmo abriu o livro e, sem qualquer demonstração de surpresa com as letras ou o papel, atirou-o a uma distância de uns cinco ou seis passos, com o rosto extremamente vermelho. O frei devolveu-o a Pizarro, gritando: 'Saiam! Saiam, cristãos! Invistam contra esses cães inimigos que rejeitam as coisas de Deus. O tirano jogou no chão meu livro com a sagrada lei! [...] Marchem contra ele, PORQUE EU OS ABSOLVO!'. O governador então fez sinal para Candia, que começou a atirar".
Esse registro foi feito in loco, por um irmão de Pizarro (transcrito no livro Armas, germes e aço, de Jared Diamond). 

Nenhum comentário: