segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FOGUEIRA SANTA

Já pensei não mais criticar igreja alguma, a despeito dos inúmeros motivos que teria para isso. Não o faria por respeito às "autoridades" religiosas, ou por compaixão dos fiéis. Meu silêncio resultaria da impotência discursiva, da incapacidade de mudar ideias ou sentimentos.
A história que me foi contada hoje, sobre o dinheiro dado por uma senhora pobre à sua igreja, merece ser compartilhada com os leitores deste blog. Ao conseguir fazer com que um deles se indigne, expressando sua indignação num pequeno comentário a esta postagem, justificar-se-á meu arrazoado. 
Outra vez em casa, pesquisei no Google sobre o que significa "fogueira santa". Qual a minha surpresa? A fogueira santa é um dos ritos bastante empregado pela Igreja Universal com o fim de arrecadar mais dinheiro para a organização. Coerente com a própria doutrina da prosperidade, a igreja impõe meta aos seus pastores que devem arrecadar acima do dízimo. O fiel é condicionado a colocar suas rendas extras dentro de um envelope, o qual é entregue ao pastor  em troca de uma bêncão. O envelope é queimado (sem o dinheiro, obviamente). 
Essa exploração da religiosidade está acontecendo em Santiago, segundo  depoimento de pessoas que frequentam a igreja tal.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Tal denominação, como muitas outras que existem mundo afora infezmente ultilizam-se do evangelho para gerar grandes lucros a seus lideres, que por sua vez distorcem a palavra de Deus para enganar a muitos.
A.L.F. Belém-Pa.