domingo, 7 de agosto de 2011

SAGU

A única sobremesa que me apetece de vez em quando é o sagu. Bem preparado, diga-se de passagem (uma vez que há mil e uma formas de fazer o doce).
Ontem, depois de pegar a receita com a minha irmã, resolvi me aventurar na preparação dessa delícia gastronômica. Disse a Erilaine, que me ajudava a mexer a panela, que só colocaria a receita em meu blog depois da degustação, confirmado o acerto com a fórmula e maneira do preparo. Na cozinha, não abro mão do empirismo. Havia uma dúvida sobre que vinho utilizar com ingrediente.
O resultado não poderia ser melhor. Por isso, brindo aos meus visitantes com a receita de um excelente sagu.
Inicialmente, ferva água (8 copos). Desligue o fogo e, ato contínuo, misture o sagu à água (um copo). Durante os primeiros cinco minutos, mexa a mistura (para evitar que as bolinhas se grudem entre si). Depois, continue mexendo esporadicamente de duas a três horas. Coloque o vinho (2 copos) a ferver com uma casca de canela. O vinho deve ser tinto e seco (serve o Jaguari). Separe com um coador o sagu da água. Antes de borbulhar o vinho, misture as bolinhas coadas ao vinho e ferva por cinco minutos. Nesse tempo, sempre mexendo, acrescente o açúcar a gosto (fiz com quase um copo). Desligue o fogo, coloque o doce num vidro para esfriar. Pronto. Até louco come.

Nenhum comentário: