sábado, 12 de março de 2011

COMENTÁRIOS DIVERSOS

As cadeias de montanha (a Cordilheira dos Andes, por exemplo)  são consequência do choque entre as placas tectônicas. Rebarbas geológicas que se elevam acima da superfície continental. Elas constituem pontos mais vulneráveis à pressão interna do planeta. Em contrapartida, também sofrem a pressão externa exercida pela força gravitacional. Muitos vulcões ocorrerão mais frequentemente nessas regiões, muitos terremotos também, num jogo de forças naturais que tende a assentar o relevo saliente. No futuro, não será inteligente construir cidade sobre as terras altas. Todo o alicerce não passa de uma fina crosta ligeiramente endurecida, flutuando sobre o visgo. 
.
Nesta linda tarde de sábado, com nuvens e bem-te-vis a atravessarem o azul que transcende o acúmulo de cimento das construções terra a terra, não era minha intenção continuar com um assunto tão denso. Também não vou discorrer sobre a catástrofe no Japão, à maneira desses telejornais (que aumentam a audiência com o apelo sensacionalista). 
.
Há alguns anos leio Theodor Adorno. Penso que ele é o melhor filósofo da chamada Escola de Frankfurt. Adorno é autor de um contraponto memorável sobre o otimismo de Walter Benjamin quanto à "dessacralização" da obra de arte possibilitada pela reprodução técnica. 
.
Alto! Outra vez: assunto denso.
.
Do Zero Hora de hoje, destaco o quê? (De traz para frente.) O Paulo Santana mais uma vez se manifestando contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Fora de foco: a copa já está marcada para se realizar no Brasil. Mal ou bem (e aposto que será mal, não em decorrência do meu pessimismo). No caderno de Cultura, o professor Cláudio Moreno escreve sobre vocábulos que mudaram de significado ou o ampliaram, como "temporão" e "literalmente". No caderno Vida, uma ampla reportagem sobre o poder do pessimismo e do otimismo. Títulos dos editoriais e artigos de opinião: Reação às catástrofes; A crise do Estado; Novo governo, velhas práticas; O Papa e a Copa de 2014; Tentações da terceira idade. Oito páginas destinadas ao tsunami no Japão.
.
Da blogosfera, destaco a desistência do Rafael Nemitz  de não mais atualizar seu blog. O argumento ad misericordiam que usou para confessar sua intenção é compreensível, perdoável. Depois de criar um dos blogs mais acessados em Santiago, não seria inteligente de sua parte inteligente ceder a "forças ocultas". Basta ser menos opinativo, mais noticioso. 
.
Desejo uma boa noite e um domingo dourado a todos os visitantes.  

Um comentário:

Cassal Machado Brum disse...

Gosto quando falas sobre planetas, e outros assuntos relacionado sobre nosso planeta.Pergunta: Houve mudanças no eixo da terra?