sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

UMA COINCIDÊNCIA

Baseado num fato que se deu em Grenoble, vilarejo francês, Stendhal produziu uma das grandes obras da literatura universal: O vermelho e o negro. Em Livramento, lendo um estudo sobre o romance, tive a ideia de escrever romanescamente (com o apoio da imaginação) a história de um crime ocorrido no início dos anos trinta, em nosso município. De volta a Santiago, fui visitar o Dr. Valdir, para solicitar-lhe a cópia do processo que absolveu Leopoldino Soares Paiva (Dica) por ter assassinado o Russo, um dos autores do duplo assassinato contra a família Terra. Grande foi minha surpresa ao saber que o Santiago (Neltair Abreu) também fizera o mesmo pedido, porque é sua intenção recontar em quadrinhos a história do Russo. Apenas uma coincidência! Leituras não me faltam para me lançar a esta empreitada literária. 
(Dica Soares era primo de minha bisavó Firmina e compadre do meu avô Fermino.)

Nenhum comentário: