quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ESQUERDA EM TEMPOS SOMBRIOS

Procuro o livro A esquerda em tempos sombrios: uma posição contra a nova barbárie, do filósofo francês Bernard-Henri Lévy. Sua última publicação não consta nos sites de venda, sequer nos importados. Certamente, ainda não foi traduzido para o português. Sou o primeiro na fila de espera. 
Lévy, amigo de Michel de Houlebeck, escreveu um artigo de opinião na última revista Filosofia, em que denuncia um antissemitismo ressurgente. Não tenho certeza se o filósofo participou do grupo de Comte-Sponville na publicação de um livro antinietzscheano (já ando me esquecendo, seria alzeimer?). O que é certo, Lévy é antimarxista. Independentemente disso, quero ler A esquerda em tempos sombrios assim que o livro estiver disponível.
No artigo O antissemitismo que virá, o pensador cita três acontecimentos recentes que demonizam Israel: 1) Na França, há uma campanha  para um embargo contra Israel, única e verdadeira democracia no Oriente Médio; 2) no Festival Cinematográfico de Toronto, foi apresentado o documentário Lágrimas de Gaza, que, para Lévy, não passa de propaganda, com imagens  filmadas por cinegrafistas palestinos na linha de combate; 3) a recepção calorosa que esse pseudo-documentário teve na Noruega.
A primeira impressão é de alarme falso, certo exagero de Lévy, que deve ser de origem judia (embora tenha nascido na Argélia). 

Nenhum comentário: