sábado, 12 de fevereiro de 2011

DIFERENÇA BÁSICA

Os dicionários trazem como aproximação da filosofia com a teologia, no âmbito da metafísica, "o conjunto de especulações teóricas que compartilham com a religião a busca das verdades primeiras e incondicionadas, tais como as relativas à natureza de Deus". No final da Antiguidade e ao longo da Idade Média, tal compartilhamento fez escolas (cujos expoentes foram Santo Agostinho e Tomás de Aquino). Depois de Kant, Nietzsche e Heidegger, a filosofia se libertou desse grude metafísico. 
Perguntar sobre Deus é diferente de responder positivamente sobre a existência de Deus. Essa é a diferença básica entre a Filosofia e a Teologia. O mesmo ocorre entre a Filosofia e a Ciência. Ao perguntar sobre o princípio de todas as coisas, Tales de Mileto constituiu-se no primeiro filósofo. Em todos os pré-socráticos, o mais importante era a busca pela substância primordial. A água como resposta é tida como um absurdo, como o é a energia escura que os cosmólogos atuais andam atrás para justificar a expansão acelerada do Universo. 
Os gregos perderiam o espírito inquiridor a partir de Platão, que sujeitou o mundo visível ao mundo ideal, do além, metafísico (não no sentido aristotélico). A filosofia platônica abriu caminho para que Paulo de Tarso entrasse em Corinto, Tessalônica, Éfesos, Galácia, Filipos, entre outras cidades da Hélade (ou com a sua influência cultural) a pregar o cristianismo. 
Os deuses gregos estavam mortos, o espírito filosófico grego tinha sucumbido ao platonismo...

Nenhum comentário: