quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIOS DIVERSOS

Alfa Centauro é um sistema com três estrelas (A, B e C). A Alfa Centauro A é 23% maior que o Sol, localizada a uma distância de 4,4 anos-luz, aproximadamente 40 trilhões de quilômetros. Uma viagem até lá demoraria cerca de 100 mil anos nas espaçonaves mais velozes da atualidade. Isso significa dizer que (conforme as palavras de Marcelo Gleiser) "se não estamos sós, na prática é como se estivéssemos". 
.
A nossa blogosfera é um fenômeno hipertextual deveras interessante. Apesar de várias desistências, depois de um começo entusiasmado, vem aumentando o número de acessos diários, como o atestam os principais blogueiros. Há uma inegável polarização em torno de alguns blogs, entre os quais o do Júlio Prates e do Rafael Nemitz. Isso forçou um upgrade na qualidade, do design às postagens. O Prates, muito oportunamente, mudou a epígrafe de sua página, transcrevendo o belíssimo Art. 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Nemitz agora com assessoria jurídica. 
.
O Ruy sugere que o tênis passe a ser obrigatório nas escolas. O Ítalo foi mais rápido em informá-lo sobre um projeto para o Criança Feliz, com a possibilidade de ser incluído no Forças no Esporte (desenvolvido com crianças e adolescentes em turno oposto dentro dos quartéis do Exército, Marinha e Aeronáutica).  
.
Enxadrista desde os 15 anos (com essa idade Bobby Fischer já era campeão nos Estados Unidos e Garry Kasparov já disputava o campeonato na então União Soviética), mediano, mas apaixonado pelo jogo-arte-ciência, o mais intelectual dos esportes, também penso que o xadrez poderia ser parte do currículo escolar. Já existe iniciativa nesse sentido no Brasil. Xadrez e internet, internet e xadrez: não há descompasso, conciliáveis. 
.
Endereço do Internet Xadrez Clube: www.ixc.com.br 

Nenhum comentário: