quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BOM DIA

A propósito, por que bom dia? Para mim, todo dia extremamente quente não é bom. A expressão passa como um desejo aos meus visitantes, a maioria dos quais confessa gostar do calor. Que tenham um bom dia, à frente do ventilador ou sob o ar condicionado!
.
Amanhã terá início uma outra edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil. O torneio cresceu em organização, mas diminuiu em futebol. A maior complexidade da coisa não infere diretamente sua melhor qualidade. Isso vem acontecendo desde os anos oitenta, quando o mercado começou a suplantar o esporte, a explorar o esporte. 
.
Há uma reação no âmbito popular contra o mercado acima referido, que dizem ser algo tão organizado, tão lucrativo e tão imoral (uma máfia). A frase criada pelos torcedores do Grêmio sobre a vinda do Ronaldinho é paradigmática: "Se não for por amor, não queremos traidor". 
.
Ronaldinho é mais um entre as centenas de atletas que, por intermédio do dinheiro, foram alçados de uma condição social inferior para outra superior, pulando os degraus intermediários. Tornam-se ricos, mas sem nobreza alguma. Ortega y Gasset diria se tratar da ascensão econômica do homem-massa. 
.
Um dia suarento a todos.

Um comentário:

Weimar Donini disse...

Olá Froilam.

Uma correção que me parece oportuna e que certamente lhe passou despercebida. Quando uma parcela de torcedores do Grêmio (e de qualquer outro time) manifestam-se em nome da totalidade, istó é um erro de avaliação crasso, geralmente proposital, pra agregar valor e conferir importância. Quando isto é noticiado, muitas vezes por experientes profissionais, é um erro maior ainda. Inexiste unanimidade, seja qual for o assunto. Toda unanimidade é burra, dizia Nelson Rodrigues. Penso que podem falar em nome de um grupo, até majoritário, mas de uma parte e não do todo.
Na notícia acima os caras falam em nome de um grupo e não em nome do todo. Pelo menos não em meu nome. Não lhes passei procuração para tanto.

Um abraço tricolor.