domingo, 3 de outubro de 2010

O CAVALO NA FRINCHA DO TEMPO

Na última semana, recebi o livro O cavalo na frincha do tempo, de Vilma dos Santos Viana. A autora quer vir a Santiago para lançá-lo no Centro Cultural (ou na12ª Feira do Livro, dependendo de contato). Em dezembro de 2006, lançamos sua primeira obra: O ventre da Maria-Fumaça.
Vilma nasceu em 12 de junho de 1929, no município de Rio Pardo, RS. Antes de se dedicar a escrever, exerceu a profissão do magistério. Em Santa Maria, atuou por longo tempo como supervisora na área de Educação de Adultos do MEC/Fundação Educar. 
O prefácio do livro é assinado por Airton Ortiz, jornalista e escritor. Na primeira parte, Vilma narra sobre o carreiramento nos anos 30, lembranças e reflexões sem freio. Em seguida, um caderno de fotos lindíssimas de cavalos. Na segunda parte, publica um longo poema de exaltação ao cavalo, epigrafado por uma estrofe de Potro sem dono, de Paulo Portela Fagundes. Na terceira parte, a autora transcreve os principais lances com a participação do cavalo nas artes e na história dos povos. Em seguida, "o cavalo na poesia e na melodia", onde aparece um excerto do meu poema Cavaleiro (publicado em Ponteiros de palavra). Como encerramento, um depoimento de Antônio Augusto Fagundes sobre o livro. 
Hoje entrarei em contato com a escritora que reside em Porto Alegre, para saber se ela virá a Santiago para  lançar seu livro na feira.

Nenhum comentário: