sexta-feira, 10 de setembro de 2010

4º PASSO

Já realizado o 3º PASSO, apresento um texto de Fernando Pessoa, transcrito do livro A Poesia - Uma Iniciação à Leitura Poética, de Armindo Trevisan. Pessoa é de uma clareza incomparável. Um poeta moderno, dando-nos uma lição sem data de validade.

Poesia e prosa

A arte que se faz com a ideia, e portanto com a palavra, tem duas forma – a poesia e a prosa. Visto que ambas se formam de palavras, não há entre elas diferença substancial. A diferença que há é acidental, e, sendo acidental, tem que derivar-se daquilo que é acidental, ou exterior, na palavra. O que há de exterior na palavra é o som: o que há, pois, de exterior numa série de palavras é o ritmo.

Poesia e prosa não se distinguem, pois, senão pelo ritmo. (...) o ritmo consiste numa graduação de sons e de faltas de som, como o mundo na graduação do ser e do não-ser. Quer isto dizer que o ritmo consiste numa distribuição de palavras, que são sons, e de pausas, que são faltas de som. Às palavras, como existem, compete um ritmo de variação, dependente da extensão das palavras, da sua acentuação, da sua qualidade e quantidade silábica, e também, do seu sentido, quer próprio, quer dependente das outras palavras, que lhes são contexto. Às pausas, como não existem, compete tão somente um ritmo de extensão; isto é, a pausa como não é mais que a falta de uma coisa (o som) não tem variante senão a sua duração. A pausa é mais longa ou mais breve; só isto.

Na prosa, que é a linguagem falada, escrita, estas pausas são dadas por uma coisa a que se chama de pontuação, e a pontuação é determinada exclusivamente pelo sentido. (...) Se, porém, quisermos acentuar o ritmo para além da ordem lógica, em virtude de em nós a emoção, que produz a entonação (e o canto), predominar sobre a ideia propriamente dita, abriremos pausas artificiais no discurso; a essas pausas são artificiais porque a emoção, quanto a ideia, é externa (visto que não é a ideia), e portanto artificial.

Como estas pausas artificiais não podem ser designadas por pontuação, pois a pontuação designa as pausas naturais, temos que designá-las por qualquer coisa que, marcando-as acentuadamente, todavia as marca como artificiais. Isto fazemos dispondo o discurso em linhas separadas, sendo a pausa indicada pela passagem de linha. A este gênero de discurso se chama poesia. A pausa de fim de verso é independente do sentido, e é tão nítida como se ali houvesse pontuação. (...) O discurso poético é exposto em linhas precisamente para que se faça uma pausa, artificial embora, onde a linha termina. A poesia é assim a prosa feita música, ou a prosa cantada.(...)

Nos princípios da poesia, é o próprio ritmo musical que estabelece estas pausas: a pausa da voz que canta acentua a pausa do fim do verso. Mais tarde, por um processo ainda vagamente musical, que é o quantitativo, dá-se a cada verso um igual valor musical, e a voz conhece por antecipação onde a linha acaba, sendo-lhe dada, assim uma guia para a leitura. Mais tarde, dispensa-se essa base musical mas, para que a guia não falte, estabelece-se um sistema de referências pela qual se sabe onde termina o verso, e esse sistema é a rima. Mais tarde ainda, fixo já o verso em determinadas medidas quantitativas pelas sílabas que não pela quantidade, a rima dispensa-se, é o chamado verso branco – o regular. Finalmente, se chega ao justo critério do verso – de que basta marcar pela volta da linha que o discurso está escrito em verso para se dever ler como tal, para efetivamente ser tal.

Assim se chega ao critério moderno do verso, em que não há exigência de quantidade de sílabas certas, nem de rima. A linha isolada é uma unidade rítmica. A quantidade rítmica depende, como, aliás, dependeu sempre, do poeta.

Assim, a diferença entre a prosa e o verso, sem desaparecer, longe até de desaparecer, acentua-se tal qual é, sem mais nada. O verso é a prosa artificial, o discurso disposto musicalmente. Não é outra a diferença entre as duas formas da palavra escrita.”

Fernando Pessoa


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