domingo, 13 de junho de 2010

POEMA DIDÁTICO EM TRÊS NÍVEIS

Poema didático em três níveis, de Affonso Romano de Sant'Anna, é muito extenso para postá-lo aqui, transcrevo o excerto final:
.
sou o guerreiro,
a palavra a seta
e a vida a meta:
- o poeta solta a seta
e na morte se completa.
.
Em meu corpo tenho a pena, a antena, a gema,
a rima, a cisma, o crisma,
no meu corpo o livro e a vida.
Corpo: escritor sereno
de meu melhor poema.
.
Poemas que tem sezões e se fratura
e vai vivente e vai
por onde se procura,
poema que para ser composto
e vertido
terá que ser a soma de minha carne e osso
com meus versos confundido.
.
E isto posto, disposto, reposto
a gosto, a contragosto, no ontem/hoje composto
perdendo o poema antigo
salvo três versos comigo:
.
"este é o poeta suicida
que em vez do poema in/verso
prefere o poema-vida"

Nenhum comentário: