sexta-feira, 12 de março de 2010

O MISTERIOSO NASCIMENTO DAS ESTRELAS

(EXTRAÍDO DA REVISTA SCIENTIFIC, MARÇO 2010)
"O nascimento das estrelas permanece como um dos tópicos mais vibrantes da Astrofísica. Em termos simples, o processo representa a vitória da gravidade sobre a pressão. Começa com uma vasta nuvem de gás flutuando no espaço interestelar. Se a nuvem - ou, mais frequentemente, uma parte mais densa dessa nuvem, o núcleo - é fria e densa o suficiente, o puxão da gravidade em direção ao centro supera o empurrão, na direção oposta, produzido pela presão do gás, e a nuvem começa a colapsar sobre o próprio peso. A nuvem, ou núcleo, torna-se cada vez mais quente e densa antes de deflagrar a fusão nuclear. O calor gerado pela fusão aumenta a pressão interna e isso detém o colapso. A estrela recém-nascida entre em equilíbrio dinâmico.
[...]
"Quatro questões, em particular, perturbam os astrônomos. A primeira, se os núcleos densos são os ovos que originam as estrelas, onde estão as galinhas cósmicas? As nuvens devem ter vindo de algum lugar, e a sua formação não é bem entendida. Segunda, o que provoca o colapso do núcleo? Qualquer que seja o mecanismo de início, ele determina a taxa de formação estelar e as massas finais. Em terceiro lugar, como as estrelas embrionárias afetam umas as outras? A teoria padrão descreve estrelas individuais em isolamento. [...] Finalmente, como as estrelas muito massivas se formam, com até cerca de 20 massas solares?
[...]
"A formação estelar enfrenta um problema fundamental: estrelas ocultam seu próprio nascimento."
.
Na ilustração acima, os pontos azuis e vermelhos bem definidos são estrelas, respectivamente, novas e velhas. Os pontos luminosos não definidos, em meio da nuvem, são estrelas em formação. Uma das teorias defende que a própria formação de uma estrela provoque o colapso das partes mais densas da nuvem.

Nenhum comentário: