quarta-feira, 3 de março de 2010

CENTRO GASTRONÔMICO DE SANTIAGO

Não sou empresário, mas a dedicação ao conhecimento acabou me dando uma visão empresarial que nem sempre privilegia aqueles que se dedicam exclusivamente aos negócios. Ao retornar para Santiago, em 1996, percebi que faltava um centro gastronômico à nossa cidade. Respeitadas as proporções, "centro gastronômico" significava, aqui, mais alternativas para a alimentação. Essa era a principal queixa de quem chegava de fora, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro... Na Terra dos Poetas temos o produto lítero-cultural para oferecer, mas não tínhamos o pão.
Há meia hora, percorri a Rua dos Poetas para anotar o nome dos estabelecimentos que atendem à gastronomia, que oferecem comida e bebida.
Eis a relação:
- Restaurante Alquimia;
- Reduto Choperia;
- Armazém do "X";
- Churrascaria Gaúcha;
- Cervejaria e Pastelaria Dos Poetas;
- Restaurante do Mário;
- Flamingo Choperia;
- Lancheria Perufo;
- Chico Lanches;
- Bira Lanches;
- Salmeron Lanches;
- Lancheria Da Hora.
Os quatro últimos, considerando-se a quadra do Banrisul, em frente à Praça.
Assim é constituído o centro gastronômico santiaguense, ao longo da Rua dos Poetas. Próximos aos extremos, o Flashback (na Júlio de Castilhos) e a Padaria e Lancheria Ponto Certo (na Tito Beccon). Comida boa e bebida gelada (ou quente, ao gosto do freguês).
Os donos de trailers reivindicam horário para funcionamento diurno, visando atender à demanda faminta do meio-dia (gente que acorre aos bancos, vinda dos bairros ou do interior do município).

Nenhum comentário: