sexta-feira, 5 de março de 2010

AVATAR

Uma das coisas que fiz em Porto Alegre (nestas férias) foi ver Avatar. Um filme espetacular. Primeira experiência com 3D, minha e do cinema das grandes produções. Estava sem palavras para comentar sobre o filme, em razão de não saber qual aspecto abordar. Para minha surpresa e salvação, a Superinteressante editou uma revista especial sobre o filme de James Cameron.
Alguns itens do Sumário:
- Uma saga de 15 anos;
- Nova era para os efeitos visuais;
- A revolução 3D;
- Como Avatar salvou o cinema;
- "O cara" (James Cameron);
- Entre Aliens e Gorilas;
- Um tour por Pandora;
- Guia de sobrevivência;
- Na'vi, criaturas complexas;
- Transferência de mentes;
Transcrevo um excerto interessante da revista:
"Choque e pavor no Vaticano
Passagens causam polêmica por suposto antiamericanismo e deturpação religiosa.
Tirando os temas mais óbvios e genéricos - como a crítica pesada à devastação da natureza e os perigos da ganância humana -, Avatar também dá algumas cutucadas na política americana. A mais notável delas ocorre quando o chefe de segurança humano em Pandora comunica a sua tropa que pretende promover uma operação de 'choque e pavor' ('chock and awe').
A expressão militar é genérica e implica um esforço de rápida dominação do inimigo, em que as ações ofensivas são tão avassaladoras que ele não tem como reagir adequadamente. Mas ninguém consegue esquecer que esse também foi o termo usado pelo Exército americano para descrever sua operação de invasão do Iraque, em março de 2003.
Quem também viu ofensa, de forma até imaginativa, foi o Vaticano. Segundo críticas do filme publicadas pela imprensa ligada à sede da Igreja Católica, Avatar supostamente deturparia os valores religiosos, ao tentar substituir a adoração a Deus por uma veneração à natureza. Tudo porque os Na'vi vivem num mundo em que todas as formas de vida estão conectadas, e essas conexões acabaram ganhando uma consciência própria. Essa entidade, chamada de Eywa, ganhou status de divindade entre os nativos".
Numa próxima postagem, transcrevo o enredo de Avatar.

Nenhum comentário: