quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BANDEIRA DO BRASIL

A Bandeira Nacional também tem seu dia. A história do símbolo mais respeitado da nação brasileira explica o porquê de ser 19 de novembro. Ela foi inspirada na antiga bandeira do império e adotada pelo Decreto Lei nº 4, de 19 de novembro de 1889. Cores representativas, influência positivista (expressa no lema "ordem e progresso"), a importância e muitos outros aspectos poderiam alongar esta postagem. Limito-me a fazer um comentário sobre o hino escrito em sua homenagem, cantado em uníssono neste dia.
Escrito por Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (cujo nome completo é um verso de doze sílabas, ou alexandrino). O poeta é autor dos mais belos sonetos da nossa literatura, entre os quais cito (e recito) Língua Portuguesa, Via Láctea, Nel Mezzo Del Camin...
O Hino à Bandeira é composto por versos eneassílabos (ou novissílabos), que caiu em desuso pelo ritmo anapéstico (tarará, tarará, tarará). Mas a genialidade de Bilac salva a obra. Nas aulas de versificação, transcrevo a estrofe abaixo, explicando que o verso de 9 sílabas é o mais adequado para hinos e canções, em razão da regularidade rítmica: tonicidade acentuada na 3ª, 6ª e 9ª sílabas. Os alunos entendem mais facilmente como funciona a métrica. Saem da aula, repetindo o termo "anapéstico".
.
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança,
A grandeza da pátria nos traz.
...

Nenhum comentário: