quinta-feira, 29 de outubro de 2009

LIVRO, LIVROS E LIVROS


Desde ontem, uma carreta cheia de livros encontra-se estacionada na rua Neri Gomes Peixoto, ao lado do Colégio Medianeira. Consta no cartão de visita: EDUCAR PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA - Projeto Cultura nas Estradas. Há uns cinco anos, visitei essa livraria sobre rodas em Pinhal. Os vendedores são meus conhecidos agora.
Antes de fazer esta postagem, resolvi ir lá para saber do movimento. Não foi necessário perguntar aos rapazes, uma vez que pude ver, com certa surpresa, o número de pessoas que ali se encontravam como clientes em potencial. A estante de livros infantis era a mais visitada, o que é muitíssimo bom. Uma senhora do meu lado, professora, falava para outra de sua preferência pela literatura espírita.
Muitos livros compraria se o dinheiro pesasse no meu bolso. Sou um bibliófilo obrigado a dominar meu desejo de consumo, contentando-me, desta vez, com o último e polêmico romance de José Saramago (ilustração acima). Caim começa assim:
"Quando o senhor, também conhecido como deus, se apercebeu de que a adão e eva, perfeitos em tudo o que apresentavam à vista, não lhes saía uma palavra da boca nem emitiam ao menos um simples som primário que fosse, teve de ficar irritado consigo mesmo, uma vez que não havia mais ninguém no jardim do éden a quem pudesse responsabilizar pela gravíssima falta, quando os outros animais, produtos, todos eles, tal como os dois humanos, do faça-se divino, uns por meio de mugidos e rugidos, outros por roncos, chilreios, assobios e cacarejos, desfrutavam já de voz própria. Num acesso de ira, surpreendente em quem tudo poderia ter solucionado com outro rápido fiat, correu para o casal e, um após outro, sem contemplações, sem meias-medidas, enfiou-lhes a língua pela garganta abaixo".
Esse excerto também é transcrito na contracapa do livro.
O site da livraria é www.culturanasestradas.com.br
Vocês irão gostar.

Nenhum comentário: