segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ALINHOS E DIVERGÊNCIAS

Na postagem abaixo, editada no sábado, usei o termo "desmancha prazer". No domingo, li no artigo do Flávio Tavares (Zero Hora), algo equivalente: "estraga festas". No mesmo sentido, empregamos tais expressões para nos salvaguardar de uma postura desnecessariamente crítica ante o estado de euforia nacional.
Semelhante cuidado não teve Paulo Santana, que pegou pesado, esculhambou geral, indignado com o possível gasto com as Olimpíadas: 200 bilhões de reais.
Sérgio da Costa Franco escreveu o melhor artigo da edição de domingo: Má companhia.
"[...] E aí entra em cena o atual tutelado e protegido do presidente Lula, o fulano Zelaya, grande latifundiário, de família "nobre", a qual desde muito figura nos anais daquela hilariante República. Em março deste ano, incorporando talvez o "santo" do general Carias Andino, o presidente Zelaya baixou decreto convocatório de uma consulta popular para alterar as referidas normas da Constituição vigente. O Ministério Público estrilou e pediu ao Judiciário a declaração de nulidade do decreto, o que foi deferido. Depois de desobedecer ao Judiciário e insistir na irregular consulta, Zelaya foi denunciado por vários crimes de responsabilidade perante a Suprema Corte, que aceitou a denúncia e decretou a prisão preventiva do presidente [...]. Parece certo que Roberto Micheletti, presidente do Congresso hondurenho, não pode ser chamado de "golpista", como o estão rotulando Lula e seus assessores de política externa. O máximo que se lhe pode imputar é o desrespeito ao "fair play" dos oligarcas, quando despachou Zelaya de pijama para um país vizinho [...] Pela brilhante tradição de sua política externa, o Brasil não podia juntar-se à má companhia dessa figura de golpista desastrado, agora alojado indevidamente na embaixada brasileira, num episódio sem precedentes na história diplomática mundial."
Meu amigo Ivan Zolin, no entanto, discorda em dois pontos:
1) A educação no Brasil está uma maravilha;
2) Zelaya é a própria personificação da democracia.
(Sua posição é bastante definida nos comentários feitos nas postagens abaixo.)

2 comentários:

Ivan Zolin disse...

Froilam!

Leia também esses textos:

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=18814
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=15052

Tem outras versões sobre os fatos, não tome apenas as visões conservadoras como verossimel.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/?s=zelaya
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/index.php?s=zelaya

http://www.viomundo.com.br/contents/search?keyword=zelaya&ok_x=9&ok_y=4

e tem muito mais.


Ivan Zolin

Ivan Zolin disse...

Froilam!

Você é inteligente o suficiente para saber que não foi bem isso que afirmei: também não há necessidade de usar argumento de autoridade para justificar a sua posição, afinal ter opinião é um direito da democracia (essa que está sendo debatida em Honduras).
Quanto à educação o que afirmei é uma constatação, uma realidade, são fatos: os investimentos em educação pública federal é um dos maiores dos últimos tempos, principalmente no ensino Técnico e Tecnológico.
Verifique em um “blog” da nossa cidade referência a esse momento ímpar na educação, mesmo o titular sendo um ex-prefeito e membro de um partido de oposição ao atual presidente: http://blogdovulmarleite.blogspot.com/2009/09/o-presidente-da-republica-luiz-inacio.html
Talvez você não perceba porque está cercado (imerso) de ensino privado, que também é importante, mas infelizmente nem todos tem possibilidade de acesso devido ao fator econômico. Inclusive nessa área esse governo, que o senhor não reconhece mérito, possibilitou um programa chamado PROUNI que permite alunos de baixa e média renda familiar estudar em escola paga sem pedir ou dever favor para ninguém. Mediante uma prova de verificação de conhecimento e mérito, como você muito bem também defende, o estudante tem oportunidade de ingressar em uma universidade para estudar um curso superior. Esses fatores são mais um motivo para lutar por um ensino público (técnico ou tecnológico) que possibilite formação profissional de qualidade e gratuita em Santiago.
O exemplo de educação pública, infelizmente em alguns casos no ensino fundamental e médio, é muito complicado. Os professores em muitos casos com baixo preparo e o que é mais grave, falta de vontade e de dedicação. Outro fator para o baixo desempenho escolar é o próprio estudante desmotivado sem perspectiva de futuro. A escola com baixo investimento nas instalações também contribui para o desastre que muitas vezes observamos na educação. Nem vamos falar aqui dos valores sociais que a ideologia dominante reproduz, na maioria das vezes. O sucesso fácil e rápido mediante a adequação de padrões estéticos e comportamentais suspeitos.
Não sou tão pessimista assim acredito que está havendo pequenas mudanças inclusive pelo acesso às novas tecnologias de informação que não permite mais senhores detentores da “verdade absoluta”.
Froilam as mudanças estão ocorrendo, muito mais pela natureza do estado de transformação do que pelos agentes envolvidos. Não há possibilidade de retorno, o Brasil definitivamente está entre os grandes exemplos para o mundo, aquilo que se dizia de país de futuro, hoje é presente e certamente cada vez mais atual.
Você não está acreditando nisso, mas é só observar as mudanças de modelos, na educação, na justiça, na diplomacia, na polícia, na receita federal, inclusive na sua área: as forças armadas, o investimento é enorme e o que é principal mudança de referencial. Está chegando a vez do Brasil, nós brasileiro estamos vivendo um momento de grande autoestima. Só não podemos assumir uma posição conservadora que você ultimamente tem adotado. A sua referência na cidade como colunista de um veículo de informação e pela capacidade intelectual deveria ser capaz de sonhar mais e influenciar as novas gerações. Estimular essa meninada e aprender junto uma maneira de ser feliz.

Ivan Zolin